Pesquisa de Doutorado em Belém
- Thaís Velloso

- 5 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de jul.
Quando comecei a ler Eneida, soube que precisaria conhecer sua cidade natal, Belém do Pará, e o planejamento para isso foi acontecendo ao longo de 2023. Em abril de 2024, me senti absolutamente realizada por fazer essa viagem a Belém, onde visitei a Coleção Eneida de Moraes na UFPA, estive nos lugares pelos quais a autora passou e aqueles que registrou em suas crônicas - como a rua em que Eneida morava, a Benjamin Constant, o Theatro da Paz, entre outros.
Também consegui ver a exposição "Eneida Simplesmente" no Palacete Faciola e pude conhecer a cineasta e produtora Zienhe Castro, diretora e produtora do curta "Promessa em Azul e Branco", inspirado em crônica de Eneida. Por fim, já de volta ao Rio, tive a alegria de estabelecer contato com Luiz Guilherme de Souza Pereira, porta-estandarte do Império de Samba Quem São Eles no ano em que a Escola homenageou a escritora (1973).

A sensação de estar em Belém para uma pesquisa intensa foi tão boa que vale registrar o orgulho de ser uma pesquisadora da universidade pública brasileira e de dedicar minha tese de Doutorado a essa mulher incrível, que se tornou enorme referência para mim. Viva Eneida!
Para além da pesquisa, fiquei apaixonada por Belém, sobretudo pela comida de lá, uma das melhores - senão a melhor - do Brasil.



Comentários